Slide background

Nossas Notícias

Notícias voltar

Postada em: 16/04/2020

Na quarentena a instalação elétrica deu problema, e agora? voltar

Nunca havíamos ficados juntos por tanto tempo em casa. Nesse momento, falhas na instalação elétrica podem ficar aparentes. Um problema recorrente são os disjuntores que insistem em desarmar. Muitas vezes o motivo disso, para nós, é um mistério. Porém, para um especialista, tais problemas são fáceis de identificar e resolver.

Costumeiramente o que leva um disjuntor a desarmar é uma sobrecarga no circuito. As sobrecargas podem ser causadas pelo excesso de produtos elétricos ligados no mesmo circuito, ou produtos que não deveriam estar ligados naquele circuito. Um exemplo são aparelhos que vêm de fábrica com o plug de 20 A e são ligados com adaptadores em tomadas de 10 A.

Outro motivo para o desarme de um disjuntor pode ser a falta de atualização da rede elétrica. Em alguns casos a instalação é muito antiga, pensada para uma cozinha com apenas uma geladeira como eletrodoméstico, ou de uma época em que os chuveiros elétricos possuíam um consumo menor de energia elétrica. Nesses casos apenas uma reforma completa resolve o problema, e na grande maioria das vezes, esse reparo também gera economia na conta de energia, evitando as perdas elétricas que são muito comuns em instalações antigas.

Uma solução momentânea para que o disjuntor pare de desarmar é desligar algum equipamento ou trocá-lo de circuito. Não utilizar adaptadores, acumulando equipamentos, em um único ponto de tomada pode fazer a diferença. Repare também se há algum problema no projeto, como chuveiros e outros equipamentos ligados em um mesmo disjuntor, o que é irregular segundo a NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, norma técnica que regulamenta as instalações elétricas.

A norma NBR 5410 não define a periodicidade para a manutenção preventiva, mas diz que deve ser adequada a cada tipo de instalação, mas no dia a dia ignoramos certas manutenções necessárias em nossas casas. A energia elétrica não tem cheiro, os cabos ficam dentro dos eletrodutos e as conexões com as tomadas não ficam visíveis, e isso dificulta a conscientização da necessidade da manutenção preventiva, que é de extrema importância para manter o correto funcionamento da instalação e segurança das pessoas.

Então, a SIL recomenda, quando passarmos por esse momento difícil de pandemia, contrate um profissional qualificado para cuidar da sua instalação elétrica, assim você pode viver no conforto que a energia elétrica nos proporciona com segurança.

Fiquem ligados!