Slide background

Nossas Notícias

Notícias voltar

Postada em: 14/12/2015

SIL orienta: decoração de Natal: evite riscos, use DR - Dispositivo Diferencial Residual voltar

Dezembro chega e com ele o brilho, as cores e as luzes de Natal e, juntamente com todo esse aparato decorativo tão celebrado pelos brasileiros em shoppings, praças, fachadas, árvores e residências, também os riscos de acidentes. O mais comum: choque elétrico e incêndio causados por curto-circuito, especialmente nas decorações que enfeitam áreas externas. Poucos sabem, mas infelizmente as estatísticas de ocorrências deste gênero sempre aumentam nesta época do ano. Para não ter nenhuma surpresa desagradável neste momento de comemorações, a SIL, fabricante de fios e cabos elétricos, orienta sobre um cuidado essencial, mas quase nunca comentado, a importância do uso de um equipamento chamado DR - Dispositivo Diferencial Residual.

Sempre presente na instalação elétrica, os disjuntores têm a função de protegê-la contra sobrecargas e curtos-circuitos. Entretanto, de acordo com a norma NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, além do disjuntor, é obrigatório o uso do DR. Tão pomposo quanto o nome, é sua função, importantíssima, de salvar vidas, principalmente em instalações elétricas em ambientes que possuam água, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço e lavanderias e espaços externos.

Portanto, ao fazer uma instalação de Natal ao ar livre que utilize energia elétrica deve haver a preocupação com os riscos que pode causar. Diante de uma possível fuga de corrente elétrica, quando esta atingir 30mA, o dispositivo diferencial residual entra em ação, desligando-a. Outros motivos de fuga de corrente, como falha de isolamento devido a emendas mal feitas, conexões expostas, condutores elétricos danificados e de baixa qualidade, também são detectados pelo DR, que desarma o circuito. Nesse caso, será necessário chamar um profissional para analisar a causa da atuação do dispositivo. "No acidente com o menino de 3 anos, na cidade de Tupandi (RS), no início de dezembro, se houvesse uma instalação elétrica protegida por disjuntor e por DR, provavelmente não teria sido fatal", alerta Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto da SIL.

O DR - Dispositivo Diferencial Residual atua quando a fuga de corrente atinge 30mA, valor considerado seguro para o ser humano, pois nesse patamar não haverá risco de parada respiratória nem de fibrilação cardíaca, também conhecida como parada cardíaca. Assim, em caso de decorações mais elaboradas, especialmente aquelas instaladas em áreas externas, o mais indicado é que seja feita por profissional qualificado, com o circuito desenergizado, seguindo as mesmas normas e regras para manutenção de instalações elétricas prediais.